Avaliação do Perfil Comportamental

 

Avaliação do Perfil Comportamental (APC) de pessoas tem a finalidade de ser um facilitador nos mais diversos processos: seleção ou remanejamento de profissionais dentro de uma empresa, autoconhecimento, orientação profissional, transição de carreira, life coachingbusiness coaching, etc.

A natureza humana, descrita em quatro formas de "humores" - "alegre", "sombrio", "entusiástico" e "calmo" - e seus temperamentos correspondentes, foi estudada por Carl Gustav Jung e trazida para o ambiente empresarial. No início dos anos 20, o psicólogo norte-americano William Moulton Marston estudou esses "humores" e desenvolveu a teoria DISC, acrônimo formado pelas iniciais de Dominância, Influência, eStabilidade e Conformidade que são padrões básicos de comportamento previsíveis observados em seres humanos.

 

 O assessmento instrumento de avaliação, é o mais moderno Sistema de Identificação de Perfil Profissional/Comportamental, fundamentado na metodologia DISC, indicando o Perfil Comportamental dos profissionais avaliados para execução, comunicação, planejamento e análise.

 

 A metodologia do assessment foi desenvolvido com amplos estudos e pesquisa para ser utilizado como ferramenta de apoio em práticas profissionais de diversas áreas, buscando maximizar o potencial individual, seja na vida pessoal ou profissional, através da satisfação em desenvolver seu trabalho por estar adequado à função. O formulário respondido via web (on-line) é processado instantaneamente pelo sistema, e o resultado fornece na hora mais de 50 informações importantes e diferentes sobre a pessoa: sua forma de trabalho, fatores motivacionais, nível de adequação ao cargo, de estresse, perfil profissional, potencial de trabalho e muito mais!

 

Principais vantagens

 É uma ferramenta totalmente nacional, portanto fundamentada em estudos comportamentais que apresentam características do povo brasileiro

 É uma ferramenta de baixo custo, muito rápida e fácil de usar

 Fornece grande quantidade de informações sobre o perfil comportamental do avaliado como: melhor área de atuação, forma de atuação, influência no ambiente de trabalho, forma de tomada de decisão, perfil predominante, adequação atual à função exercida e muito mais

 É um método testado, aprovado e usado há vários anos, inclusive por grandes companhias multinacionais

 Encurta caminhos para o conhecimento do perfil de comportamento de pessoas, para os mais variados fins, com economia de tempo e dinheiro, podendo perceber rapidamente a adequação do avaliado à função

 Aumenta a satisfação da equipe no remanejamento às funções onde possa ser explorado seu maior potencial

 

A Avaliação do Perfil Comportamental (APC) pode ser usada para o melhor proveito dos potenciais pessoais e melhores formas de se trabalhar:

 - em Recrutamento: encontre a pessoa certa para a função certa e economize tempo e dinheiro

- para Compreensão: entenda como uma pessoa constrói suas regras de trabalho, motivação e conduta

- em Team-building: aumente a produtividade com um Grupo Efetivo direcionando-o para suas qualificações

- para Motivação: maximize o compromisso e performance de sua equipe

- na Liderança: construa um gerenciamento efetivo de relações interpessoais e profissionais

 

 

Com o assessment é possível determinar o Perfil Comportamental/Profissional de pessoas e grupos, identificando seu perfil para comunicação, planejamento, execução e análise. A análise é realizada, por um consultor certificado, a partir das respostas do avaliado ao questionário de aplicação (on-line), uma poderosa e atual ferramenta de avaliação comportamental desenvolvida pela Solides, com apoio da FINEP, da UFMG e do Ministério da Ciência e Tecnologia.

 

 

Pela análise do perfil comportamental o avaliado terá uma visão abrangente e objetiva de seu perfil profissional, identificando, entre outros aspectos relevantes, em que área melhor se enquadra (figura ao lado), seu pique para o trabalho (a discrepância entre a exigência do meio externo vs. seu perfil interno, sua autoaprovação no trabalho, sua autoestima, sua produtividade vs. ambiente de trabalho, sua facilidade para identificar seu perfil e sua flexibilidade para mudança comportamental) e seu estilo de liderança (como a pessoa é vs. à cobrança do meio externo). A análise pode ser realizada também para identificar o perfil comportamental de grupos.

Com isso é possível traçar um plano de desenvolvimento individual (PDI) e/ou de equipe (PDE) que vá ao encontro de necessidades atuais e expectativas futuras. 

 

Ainda tem dúvidas? Entre em contato e solicite mais detalhes da Avaliação do Perfil Comportamental (APC), seus benefícios e como aplicá-la.