Coaching esportivo (5).png

Desgaste físico, mental, psicológico, competitividade, pressão, quebra de recordes. Esses são alguns dos desafios que um atleta enfrenta no dia-a-dia, seja de qual esporte for. E para obter sucesso em uma área tão competitiva como a do esporte é necessário treino, muito treino, unido à dedicação, vontade e disciplina. Para melhorar ainda mais o desempenho dos profissionais do esporte o Coaching vem sendo um método bastante utilizado por clubes e atletas, que desejam manter a motivação e alcançar resultados positivos e de forma rápida e eficaz. A conquista da inteligência emocional para lidar com situações extremas e autoconhecimento para potencializar os resultados faz com que muitos esportistas procurem as possibilidades transformadoras do coaching esportivo.

 

 

Capacitar técnicos, atletas e equipes esportivas ou profissionais a lidarem com as situações extremas, é um dos papéis adotados pelo coach. A pressão pelos resultados tende a gerar uma situação de estresse que pode comprometer os resultados esperados.

Além disso, também podem se tornar potenciais agravantes às derrotas, contusões, desgaste físico e psicológico. As reações humanas a essas situações estão diretamente ligadas ao aspecto emocional. É por isso que uma das ferramentas mais assertivas do coaching é levar o aluno a desenvolver a inteligência emocional.

Dessa forma o atleta ou profissional consegue lidar com as situações extremas de forma a não perder seu próprio controle e consequentemente, manter seus resultados.

Autoconhecimento para potencializar a performance e resultados

 

 

A pressão por resultados e vitórias é uma realidade na vida dos esportistas e profissionais da área. Para alcançar o sucesso é preciso treino, treino e mais treino. No entanto, tão importante como treinar a performance física é o treino da performance mental e a visão sobre si mesmo e de sua capacidade.

Por meio do desenvolvimento do autoconhecimento, o aluno passa a entender melhor suas próprias reações aos momentos mais adversos em sua atuação esportiva. Esse autoconhecimento permite que o atleta ou profissional acesse de forma mais clara sua própria personalidade, seus pontos fortes e de melhoria.

Esse acesso ajuda o aluno a potencializar sua automotivação, gerando inspiração e promovendo uma transformação de mentalidade, de performance e consequentemente, de vida.

Portanto, com o auxílio das técnicas orientações do coaching esportivo, o atleta consegue superar os obstáculos e chegar ao lugar mais alto do pódio.

622_0f30352c-f5c2-47e6-bbf8-15b0ba3ddf8b.png
dor-lombar-atletas.jpg
Natação-qualidade-de-vida.jpg
Brasileiro-de-Ciclismo-de-Pista.jpg
13480234_10209652161559555_1771734158_n.jpg

Rodrigo Campos é psicólogo e coach com atual especialização em processo de  coaching esportivo.  Sua vivência junto a atletas e profissionais de saúde despostiva, proporcionou a busca por uma especialização com foco em promover mudança de midset e potencialização de resultados para práticas esportistas.